Medicina Dentária

Clínica Bessa Especialidade Medicina Dentária

Medicina Dentária

Áreas Clínicas da Medicina Dentária

A Medicina Dentária dedica-se à saúde oral. Previne, diagnostica e trata as doenças da cavidade oral e reabilita-a de forma estética e funcional, devolvendo qualidade de vida e restabelecendo a saúde do paciente.

Está comprovado que a saúde oral é importante para a saúde humana, já que existe uma relação entre doenças orais e doenças sistémicas. É crucial adotar uma abordagem multidisciplinar e de colaboração entre as diferentes áreas da saúde.

A Clínica Bessa dispõe de uma equipa multidisciplinar experiente, cuja missão é informar, motivar e providenciar

Áreas Clínicas da Medicina Dentária

Higiene Oral

O principal objetivo é a promoção e manutenção da saúde oral, através da prevenção das doenças orais. Inclui tratamentos como destartarização, aplicação de flúor e de selantes.

Implantologia

Especialidade que se dedica à colocação de implantes, para substituição de dentes perdidos, e consequente colocação das próteses confecionadas sobre esses dispositivos.

Os implantes dentários são substitutos artificiais das raizes dentárias, utilizados em situações de perda de um ou mais dentes. Proporcionam conforto, segurança, uma mastigação eficaz e uma reabilitação estética.

Endodontia

Dedica-se ao tratamento dos problemas que afetam a polpa dentária e os tecidos peri-radiculares. Realiza tratamentos conservadores da vitalidade dentária, tratamento de dentes que sofreram traumatismos, desvitalizações dentárias e retratemento de dentes desvitalizados.

Ortodontia

Estuda e corrige a posição dentária e os problemas relacionados com o desenvolvimento maxilo-facial. Atualmente existem técnicas inovadoras que permite a correção do mau posicionamento dentário e do desenvolvimento dos maxilares, com recurso a aparelhos fixos, removíveis e a cirurgia maxilo-facial.

Oclusão

Área respnsável pelo tratamento cirurgico das patologias orais. Engloba atos cirurgicos como extrações dentárias, incluindo a dos dentes do siso, frenectomia, remoção de lesões orais, como quistos, e realização de biópsias.

Periodontologia

Dedica-se ao diagnóstico e tratamento da doença periodontal, como a gengivite e a periodontite. Inclui procedimentos como cirurgia peridontal, regeneração dos tecidos peridontais, recobrimento das razies e enxerto gengival.

Odontopediatria

Área que se dedica ao estudo e promoção da saúde oral infantil. Tem como objetivo a manutenção de uma dentição saudável e do correto desenvolvimento das estruturas maxilo-faciais.

Dentisteria

Ramo que atua na área da cosmética e da restauração dentária. Inclui procedimentos  como tratamento da cárie dentária, restaurações estéticas e branqueamento dentário.

Medicina Oral

Ocupa-se da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias dos tecidos da cavidade oral. Incide no diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas salivares, quistos, tumores, aftas ou herpes.

Cirurgia Oral

Prostodontia

Área que se dedica à reabilitação e manutenção das funções orais, pela substituição dos dentes perdidos, com recurso a próteses fixas (coroas ou pontes) ou removíveis (prótese acrílica ou esquelética).

Outras áreas de intervenção:
– Fisioterapia oclusal
– Terapia da fala